Manual básico de como utilizar um médico

Manual básico de como utilizar um médico

COISAS QUE O CLIENTE PRECISA SABER:

1 – MÉDICO dorme.
Pode parecer mentira, mas MÉDICO precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue para o consultório.

2 – MÉDICO come.
Parece inacreditável, mas é verdade.. MÉDICO também precisa se alimentar, e tem hora para isso. Inclusive durante seu plantão!!!

3 – MÉDICO pode ter família.
Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo um MÉDICO, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre DOENÇAS, internações, receitas, etc.

4 – MÉDICO, como qualquer cidadão, precisa de dinheiro.
Por essa você não esperava, não é? É surpreendente, mas MÉDICO também paga impostos, compra comida, precisa de combustível, roupas e sapatos, consome Lexotan para conseguir relaxar, etc. E o fundamental: pode parecer bizarro, mas os livros para ‘UPLOAD’ do profissional, os cursos, o operacional do consultório e a administração disso tudo não acontecem gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo de ele cobrar uma consulta?

5 – Ler, estudar, é trabalho. E trabalho sério. Pode parar de rir. Não é piada.

6 – NÃO É POSSÍVEL examinar pacientes pelo telefone. Precisa comentar?

7 – De uma vez por todas, vale reforçar: MÉDICO não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ele precisa examinar os pacientes para entender e interpretar sintomas e poder chegar a diagnósticos. Se quiser um milagre, tente uma macumba e deixe o pobre do MÉDICO em paz.

8 – Em reuniões de amigos ou festas de família, o MÉDICO deixa de ser MÉDICO e reassume seu posto de amigo ou parente, exatamente como era antes dele passar no vestibular e no exame de residência. Não peça conselhos sobre como usar remédios, dicas de fitoterápicos ou drogas alternativas, intuir sobre prognósticos, muito pior, não peça dicas de condutas médicas a serem tomadas, após é claro da exposição dos fatos e ‘aqueles’ infelizes comentários sobre o ‘outro’ MÉDICO que está ‘tocando’ o caso e que ‘parece que está fazendo pouco caso do problema’.

9 – Não existe apenas um ‘parecerzinho’ , uma ‘opiniãozinha’ – qualquer parecer ou opinião, tem que ser pensada, estudada, analisada e é claro, deve ser cobrada (igual àquele advogado, que você paga para fazer dar a mesma opiniãozinha; ou àquele engenheiro, àquele dentista, etc). Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da
população, mas servem para tornar a vida do MÉDICO suportável.

10 – Quanto ao uso do celular: celular é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Fora do horário de expediente, mesmo que você ainda duvide, o MÉDICO pode estar fazendo alguma coisa que você nem pensou que ele fazia, como dormir ou namorar, por exemplo. Nas situações acima, o MÉDICO pode atender? Sim, ele pode até atender desde que seja pago por isso (igual àquele advogado, ou àquele engenheiro, àquele dentista, etc). É desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem custo adicional, como em qualquer outro tipo de prestação de serviços (igual àquele advogado, ou àquele engenheiro, àquele dentista, etc).

11 – Antes da consulta: por favor, marque hora (como faz com qualquer outro profissional liberal, lembra???). Se você pular essa etapa, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera e nem pressionando a secretária. Ela não tem culpa da sua ignorância. Ah! E não espere que o MÉDICO vá te colocar no horário de quem já estava marcado só porque vocês são amigos ou parentes. Se tiver fila, você vai ficar por último. Só venha sem marcar se for caso de emergência (tipo: minha sogra foi internada, meu filho foi atropelado). O MÉDICO vai ser solidário a você, com certeza.
Agora, caso o chamado de emergência seja fora do expediente normal de trabalho, o custo da consulta também será fora do normal, ok? (igual àquele advogado, ou àquele engenheiro, àquele dentista, etc).

12 – Repetir a mesma pergunta mais de 15 vezes não vai fazer o MÉDICO mudar a resposta, nem alterar a ‘sua’ história.

13 – Quando se diz que o horário de atendimento do período da manhã é até 12h, não significa que você pode chegar às 11h e 55m. Se você pretendia cometer essa gafe, vá depois do almoço. O mesmo vale para a parte da tarde: vá no dia seguinte.

14 – Na hora da consulta, basta que esteja presente o cliente e no máximo um acompanhante. Por favor, deixe o cunhado, os amigos do cunhado, seus vizinhos com seus respectivos filhos nas casas deles. Não fique bombardeando o MÉDICO com milhares de perguntas durante o atendimento.. Isso tira a concentração, além de torrar a paciência.

15 – Infelizmente para você, a cada consulta, o MÉDICO poderá examinar apenas um único PACIENTE. O acompanhante que marque uma consulta para ele ou ela!

16 – O Advogado não deixará de cobrar a consulta só porque você já gastou ‘demais’ com medicamentos e outros médicos.
O Engenheiro não deixará de cobrar seus honorários só porque o preço do azulejo está alto.

O Dentista não deixará de cobrar sua consulta só porque a cola da dentadura está com preço elevado.
Os MÉDICOS, além de não terem sido os criadores do ditado ‘O barato sai caro’, também não foram os criadores dos problemas de saúde! Por isso, pense bem antes de ter um plano de saúde "meia-boca".

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About Dr. Licurgo Santiago

Médico radiologista Radiologia Intervencionista
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